Cristo e Deus na Rosacruz e no Martinismo

Na AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz), aquele tiver se iniciado ao 1º Grau de Templo, encontrar-se-á apto a solicitar a sua afiliação à TOM (Tradicional Ordem Martinista). A TOM encontra-se abrigada sob a mesma estrutura da AMORC, proporcionando-lhe alguns benefícios importantes em relação a outras organizações martinistas.

E, de fato, alguns membros da AMORC acabarão se afiliando à TOM e encontrarão uma outra Ordem dentro da Ordem, uma vez que as diferenças entre os objetivos de ambas são perceptíveis, embora não irreconciliáveis.

Eu já estava adiantado nos estudos da Ordem quando me inscrevi no Martinismo. Fiz as Iniciações e estudei com afinco, participando das discussões sempre que possível. Porém, em nenhum momento abordou-se um ponto que considerava crucial: enquanto o deus dos rosacruzes é metafísico e impessoal, no Martinismo, é pessoal e tem nome. À época, responderam-me que o Martinismo se desenvolve a partir do misticismo cristão. Uma boa resposta, apenas para uma metade da questão.

Foi assim que me dediquei a pesquisar por conta própria a origem das duas tradições, ainda antes da obra de Christian Rebisse ter sido publicada. Compartilho aqui o meu roteiro e algumas conclusões, que são antes pessoais que definitivas.

Quanto à Ordem Rosacruz:

Particularmente, acredito que a origem tradicional da Ordem Rosacruz seja ainda mais antiga do que afirmam. Porém, há consenso de que sua origem moderna se dá por ocasião da publicação dos Manifestos R+C entre os anos de 1616 e 1617, atribuídos a Valentin Andreae. Os manifestos mostravam a necessidade de reforma da sociedade, de um ponto de vista cultural e religioso e, a forma de atingir esse objetivo através de uma sociedade secreta que a promoveria no mundo.

rosaA grande maioria dos personagens relacionados com o lançamento dos Manifestos Rosacruzes se originaram do meio luterano alemão. É de se notar que o próprio Lutero foi um dos primeiros a utilizar uma rosa-cruz (o Selo de Lutero, ou Rosa de Lutero) como símbolo de sua teologia.

O místico e teósofo luterano alemão Jacob Boehme e o educador Jan Amos Comenius foram contemporâneos do movimento rosacruz original do século XVII e também davam testemunho de uma mesma sabedoria. Comenius chegou a denominar a Unidade dos Irmãos da Boêmia-Morávia, da qual ele foi um dos líderes principais antes de seu desaparecimento, como Fraternitas Rosae Crucis. Além disso, ele tinha em Valentin Andreae sua primeira fonte de inspiração, considerando-o “um homem de espírito ígneo e de inteligência pura”, tendo-o contatado e recebido deste o archote para dar continuidade à tarefa iniciada.

fluddMuitos dos que responderam ao chamado dos manifestos rosacruzes, como Michael Meier e Robert Fludd, também se ligavam à mesma fonte de força espiritual. Portanto, em sua origem, a Ordem Rosacruz nascera entre os luteranos e, ouso afirmar, entre os pietistas, porque vários cientistas que a abraçaram faziam parte deste último grupo. Como cientistas, buscavam explicar Deus através de suas obras, e assim, restabelecer a harmonia entre o Homem e Deus.

Contudo, os ensinamentos da Ordem Rosacruz são religiosamente pluralistas.

A Ordem Martinista:

A origem do Martinismo ocorre também no meio cristão. Se pensarmos nas origens religiosas de Martinez de Pasqually, Saint-Martin e Willermoz, é mais fácil considerá-los protestantes, embora de denominações diferentes. Sua mística cristã se baseia na experiência pessoal, algo impossível no meio católico do século XVIII. O Martinismo, entretanto, aproxima-se bastante da gnose, especialmente após a influência de Jacob Boehme.

rcA Ordem Rosacruz oferece uma Alquimia Mental, remetendo ao Hermetismo neoplatônico e uma atividade muito mais especulativa que transformadora ou regeneradora. Sob esta perspectiva, a Ordem Rosacruz optou por um deus universalista e metafísico (apesar da cruz rosacruz guardar claras proporções e semelhanças com a cruz cristã) que, assim outras Ordens e inclusive o próprio Martinismo, eventualmente denomina Grande Arquiteto do Universo (G:.A:.D:.U:.).

O conceito de Deus como o Grande Arquiteto do Universo também surge muitas vezes no cristianismo. Ilustrações de Deus como o Arquiteto do Universo são encontradas em Bíblias desde a Idade Média e regularmente empregadas pelos apologistas e professores cristãos.

Teólogos cristãos como Tomás de Aquino sustentam que existe um Grande Arquiteto do Universo, a Primeira Causa, e que este é Deus.

João Calvino, em seu Instituto da Religião Cristã (publicado em 1536), chama repetidamente o Deus cristão de “O Arquiteto do Universo”, também se referindo aos seus trabalhos como “Arquitetura de Universo”, e em seu comentário sobre Salmo 19 na Bíblia católica Salmo 18 refere-se à Deus como o “Grande Arquiteto” ou “Arquiteto do Universo”.

gaduEntre os maçons, “Grande Arquiteto do Universo” é uma designação para uma força superior, criadora de tudo o que existe. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, budistas, espíritas e outros, por exemplo, se reúnam numa mesma loja maçônica.

O Martinismo também conta com o seu Grande Arquiteto do Universo, mas para seus propósitos no misticismo cristão, referencia-se em Yeoschuah (que se grafa como Yahveh, com a adição da letra hebraica Shin).

Conclusão:

Podemos então resumir:

  • Ordem Rosacruz: tem origem cristã, emprega um símbolo semelhante ao cristianismo, mas não tem foco em Cristo. Deus é metafísico (Cosmos, Universo).
  • Ordem Martinista: tem origem cristã, emprega métodos e linguagem do misticismo cristão e tem foco em Cristo. Deus é geômetra (Grande Arquiteto do Universo) e restaurador.
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6 Respostas para “Cristo e Deus na Rosacruz e no Martinismo

  1. Augusto 26/02/2017 às 14:23

    Muito interessante o Texto!! P.P.

  2. Andrey Ribas 25/08/2018 às 18:48

    Prezado Henrique,
    Que a Paz de Deus esteja contigo!

    Muto boa sua reflexão. Meus estudos místicos são recentes, por isso há muito por estudar ainda – aliás, sempre há -, contudo, gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Dentro do Martinismo, o homem Jesus e Cristo são vistos em unidade? Como no espirtismo kardecista que compreende Jesus como um espírito altamente evoluído que encarnou com a missão de cumprir o papel de Cristo. Ou se aproxima da ideia de Max Heindel, onde Jesus é visto apenas como um veículo físico (um homem como qualquer outro) para que essa Força Universal, denominada Cristo, pudesse atuar aqui na Terra?
    Desde já agradeço pela atenção. Que Deus abençoe tua família!

    Atenciosamente,
    Andrey N. Ribas

    • Henrique 29/08/2018 às 15:27

      Caro Andrey
      Cristo e Jesus são duas entidades diferentes. Jesus foi o corpo que recebeu o Cristo, denominado Helion por Martinez de Pasqually e desta forma é abordado no Martinismo. Em certas ocasiões, tanto Pasqually como Saint-Martin sugerem que o Cristo seja um Anjo de alta estirpe.

      • Andrey Ribas 29/08/2018 às 15:38

        Prezado Henrique.

        Entendo. Imaginei que seria a mesma – ou semelhante – a perspectiva apresentada por Max Heindel.
        O que me deixa intrigado, é como entende-se essa relação de dois espíritos atuando no mesmo corpo? A presença deste anjo, denominado Cristo, não anularia a consciência do homem Jesus? Ou coexistiria com ela, como inspiração/revelação?
        Agradeço pela atenção que tem prestado.
        Que a paz de Deus esteja contigo!

        Atenciosamente,
        Andrey N. Ribas

      • Henrique 29/08/2018 às 16:07

        Esta resposta encontra-se em outras fontes… A consciência de Jesus prepara o corpo para Cristo e o deixa por ocasião do batismo.

      • Andrey Ribas 29/08/2018 às 17:24

        Agradeço pelos esclarecimentos. Me inspiro mais a prosseguir em meus estudos.
        Saudações em L. ‘ .V. ‘ .X. ‘ .

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